Vida de Fotógrafo | Revista DUO

Este mês de agosto iniciamos a coluna social sobre fotografia para a revista DUO. Confira abaixo o texto da matéria.

Vida de fotografo...

Nunca imaginei que seria empresário e dono de uma empresa de fotografia. Apesar da minha formação ser de Design de Programação Visual, tive apenas dois anos da faculdade com aulas voltadas a fotografia. Mas antes disso já fotografava muitos eventos sociais em Joinville e região.

Trabalhando ha mais de dez anos na área, fui premiado em vários concursos de fotografia social e também fui membro de várias associações de fotógrafos como Inspiration Photographers, Bride Association, Fine Art Association e a minha empresa já obteve vários prêmios ao longo dos mais de 20 anos de mercado.

Entrei nesse mundo apaixonado por imagens que me impressionam, com cores, texturas, luzes e sombras. Onde uma imagem simples pode se tornar fantástica quando o profissional tem o conhecimento e a técnica para compor com esses elementos.

Quando fotografo, gosto de pensar na imagem, como uma poesia; quanto mais elementos na composição, mais forte se torna a imagem, então ela se torna uma poesia. Onde o olhar do espectador navega pela imagem transportando essa pessoa para aquele momento onde foi registrada a imagem.

Muitos pensam que a vida de fotografo está naquele momento do clique, onde o profissional se empenha ao máximo procurando a melhor composição e luzes para o registro. Mas é ai que todos se enganam. Essa é só uma parte do trabalho. Assim como toda empresa, é preciso muito mais que apenas adquirir a matéria prima, que nesse nosso caso é a fotografia. É preciso vender o produto, produzir e transformar a matéria em arte. Sim ARTE! E para chegar nesse resultado muito trabalho em cima da imagem pode ser realizado, dependendo do propósito. O tratamento pode demorar dias como também apenas minutos, tudo isso é pensado de acordo com o objetivo final de cada trabalho.

Muitos só pensam na fotografia apenas como um registro, pelo fato da popularização que temos hoje. Câmeras estão cada vez mais com preços acessíveis e já estão embutidas em praticamente em todos os celulares.

Mas não podemos esquecer que a fotografia é considerada uma arte. Assim como muitos, quando pegam um pincel para criar uma pintura em um quadro, a câmera é a nossa ferramenta. Onde a criação vem da inspiração do artista que manuseia e controla o instrumento.

Toda vez que fotografamos, o nosso conhecimento fotográfico é registrado junto com aquela imagem. O conhecimento vem através de técnicas fotográficas, experiências de trabalhos, desejos e até mesmo intuições. Sempre pensando no propósito para o qual, aquela imagem irá servir.

 Bom, espero que tenham gostado dos pensamentos e um pouco da vida de um fotografo. Iremos juntos compartilhar momentos e ideias sobre a fotografia e caso tenham alguma dúvida não esqueçam de me escrever.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

miniestudio revistaduojoinville vidadefotografo

Quem viu também curtiu

Capela de Casamento estilo Las Vegas chega em Gramado/RS!

Você quer fotos diferentes no seu casamento?

Como encontrar seu fotógrafo de Casamento (2ª Dica)