Imagem capa - Vida de Fotógrafo | Revista DUO por Mini Estúdio Ltda
Novidades

Vida de Fotógrafo | Revista DUO

Este mês de agosto iniciamos a coluna social sobre fotografia para a revista DUO. Confira abaixo o texto da matéria.




Vida de fotografo...

Nunca imaginei que seria empresário e dono de uma empresa de fotografia. Apesar da minha formação ser de Design de Programação Visual, tive apenas dois anos da faculdade com aulas voltadas a fotografia. Mas antes disso já fotografava muitos eventos sociais em Joinville e região.

Trabalhando ha mais de dez anos na área, fui premiado em vários concursos de fotografia social e também fui membro de várias associações de fotógrafos como Inspiration Photographers, Bride Association, Fine Art Association e a minha empresa já obteve vários prêmios ao longo dos mais de 20 anos de mercado.

Entrei nesse mundo apaixonado por imagens que me impressionam, com cores, texturas, luzes e sombras. Onde uma imagem simples pode se tornar fantástica quando o profissional tem o conhecimento e a técnica para compor com esses elementos.

Quando fotografo, gosto de pensar na imagem, como uma poesia; quanto mais elementos na composição, mais forte se torna a imagem, então ela se torna uma poesia. Onde o olhar do espectador navega pela imagem transportando essa pessoa para aquele momento onde foi registrada a imagem.

Muitos pensam que a vida de fotografo está naquele momento do clique, onde o profissional se empenha ao máximo procurando a melhor composição e luzes para o registro. Mas é ai que todos se enganam. Essa é só uma parte do trabalho. Assim como toda empresa, é preciso muito mais que apenas adquirir a matéria prima, que nesse nosso caso é a fotografia. É preciso vender o produto, produzir e transformar a matéria em arte. Sim ARTE! E para chegar nesse resultado muito trabalho em cima da imagem pode ser realizado, dependendo do propósito. O tratamento pode demorar dias como também apenas minutos, tudo isso é pensado de acordo com o objetivo final de cada trabalho.

Muitos só pensam na fotografia apenas como um registro, pelo fato da popularização que temos hoje. Câmeras estão cada vez mais com preços acessíveis e já estão embutidas em praticamente em todos os celulares.

Mas não podemos esquecer que a fotografia é considerada uma arte. Assim como muitos, quando pegam um pincel para criar uma pintura em um quadro, a câmera é a nossa ferramenta. Onde a criação vem da inspiração do artista que manuseia e controla o instrumento.

Toda vez que fotografamos, o nosso conhecimento fotográfico é registrado junto com aquela imagem. O conhecimento vem através de técnicas fotográficas, experiências de trabalhos, desejos e até mesmo intuições. Sempre pensando no propósito para o qual, aquela imagem irá servir.

 Bom, espero que tenham gostado dos pensamentos e um pouco da vida de um fotografo. Iremos juntos compartilhar momentos e ideias sobre a fotografia e caso tenham alguma dúvida não esqueçam de me escrever.