Futuro dos Casamentos: O que está por vir em 2024

O que esperar para os casamentos no ano de 2024?

Olá seja bem vindo! Me chamo André Araújo, trabalho com casamentos desde 2005, e o tema de hoje é: O que esperar de tendências e novidades para os casamentos no ano de 2024. 

O mercado de casamentos está sempre inventando moda, criando tendências e com isso os casamentos vão se moldando de tempos em tempos. 

Eu separei algumas coisas que podemos esperar para os casamentos neste ano de 2024. Mas antes de falar sobre isso, já capricham no like aqui embaixo, se inscreve no canal e não esqueça de ativar o sininho para receber notificação sempre que tiver vídeo novo, combinado?

Se você curte conteúdo sobre moda, você também já deve ter esbarrado aí no termo Old Money, que em resumo, é um estilo de vida, valores e tradições associados a famílias ricas e influentes que mais tiveram as suas riquezas, o seu status ao longo de várias gerações.

Na moda, esse estilo, o Old Money, é caracterizado por roupas de alta qualidade, cortes sofisticados e uma abordagem mais discreta e conservadora em comparação com as tendências de moda atuais mais ousadas. 

O Old Money tem influenciado bastante o comportamento das pessoas e isso querendo ou não acaba impactando o mercado de outras áreas, como, por exemplo, a área de casamentos. Além disso, a nova geração felizmente se preocupa bastante com atitudes mais sustentáveis e isso também acaba interferindo nas decisões. 

Por causa disso, o estilo minimalista veio com tudo! Veio para ficar e bater de frente com o estilo rústico e também o estilo Boho que as noivas tanto amam. O grande ponto positivo é que você pode, sim, aliar o teu orçamento, mesmo que ele seja pequeno, com esse estilo de decoração de casamento, garantindo uma festa muito linda e super elegante. 

Os principais pontos que resumem aí um casamento minimalista são um local pequeno, uma cerimônia intimista, ou seja, uma lista de convidados bem resumida, obviamente que uma decoração de casamento simplificada.

O minimalismo normalmente é monocromático, ou seja, tons mais neutros e claros, tudo, muito sutil, sem muitas variações e contrastes de cores. Justamente para transmitir essa sensação de sofisticação, de limpeza, simplicidade e pureza. 

As cerimônias também tem seu destaque, mas não tão longas, com destaque para o momento da troca de votos, que é um dos momentos mais emocionantes do casamento. 

O cardápio acaba se tornando descomplicado e menos extravagante. A comida bebida servida são geralmente simples e de alta qualidade. Outra característica super importante do minimalismo é o cuidado com o desperdício, evitando o uso excessivo de materiais descartáveis, promovendo a sustentabilidade, cuidando aí da quantidade de lixo produzida na festa. Maior cuidado com as sobras de comida e uma decoração mais focada em flores e plantas em vasinhos ou plantadas na terra mesmo.  

Outra característica são os trajes simples, porém não menos elegantes. Afinal de contas, os vestidos de noivas minimalistas são atemporais, além de muito sofisticados, pois o destaque está no corte, no caimento e no tecido mais nobre estruturado.

Tenho certeza que ao passar dos anos você irá ver as fotos do seu casamento e ainda irá achar que escolheu um belíssimo vestido de noiva minimalista para o seu grande dia.

Agora, partindo para outros serviços do casamento, uma grande tendência que vamos ver muito em 2024 é a decoração em tons vibrantes. A fase do nude, seus tons neutros, lembrando a simplicidade e sofisticação, apesar de ser lindo, vai ter que competir com paletas de cores bem fortes e muito mais ousadas do que a gente está acostumado.

A decoração botânica, por exemplo, tem uma super afinidade com esse estilo de casamento. Além de ser mais econômica, pode rolar até um DIY (Faça você mesmo) caso você não tenha muito orçamento para fazer a sua decoração. 

E parte disso se deve a um termo que está sendo muito utilizado lá fora chamado Bespoke Bride. Esse refere a uma noiva que opta por um casamento altamente personalizado, onde muitos detalhes, elementos e escolhas são feitos customizados para adequar as suas preferências individuais. 

Essa tendência comportamental. De escolher cores, elementos exclusivos que reflitam a história do casal, as suas cores favoritas, a sua estética e tudo que representa muito bem a personalidade do casal. 

Isso aí pode se aplicar a várias áreas do casamento, incluindo o vestido de noiva, decoração da cerimônia e recepção, convites de casamento e tudo que você puder imaginar que possa representar a personalidade dos noivos. E é aí que entra essa paleta colorida de cores mais vibrantes em 2024!

A personalização cada vez mais presente, cada vez mais extravagante, mais marcante, com a cara do casal. A ideia por trás do casamento Bespoke é criar uma celebração única, significativa, em vez de seguir tendências e convenções tradicionais.

Outra tendência que é literalmente uma atração à parte é a experiência gastronômica.

O bom e velho Biffe pode funcionar muito bem, mas oferecer um cardápio que seja diferente, criativo, como uma comida de barracas de rua, um food truck, menos étnicos, são uma boa forma de também personalizar o seu casamento, se diferenciando aí de todos os outros.

A tecnologia também veio para facilitar a vida dos noivos, começando aí pelos sites de lista de presentes online, que vieram para ficar e facilitar muito a vida dos noivos e também dos convidados. Os sites de casamento têm implementado ferramentas cada vez mais eficientes para os noivos, com sistema de confirmação de presença cada vez mais assertivos. O próprio PIX, simples, mas que também é uma forma muito rápida, prática, eficiente e gratuita. 

Para apresentar os noivos, a entrada dos convidados na festa via QR Code já também é uma realidade que veio aí para substituir o antigo cartãozinho de convite individual que a gente entregava com os convites. 

A transmissão ao vivo de casamento com o link de compartilhamento para os convidados que não puderem assistir à cerimônia pessoalmente. Também são recursos bem legais que a tecnologia trouxe para a gente. 

No ramo da fotografia e vídeo para casamentos, os drones fazem registros incríveis tanto de foto quanto de vídeo nos casamentos. Outro destaque que vai agitar as festas de casamento em 2024 são as atrações, o entretenimento, que antes ficava aí por conta somente do DJ ou da banda, já divide espaço com outros atrativos que tenham mais a cara dos noivos. 

Afinal de contas não é todo mundo que gosta de banda ou de DJ na festa, por isso, felizmente a gente tem muitas outras opções para animar uma festa. Food -bikes com sorvetes e picolés, foto cabine, espelho mágico, 360, caricaturistas, jogos, fogos de artifício, artistas-circenses, bartenders, coffee-bar, estação de tatuagens permanentes e temporárias, espaço-kids, ilhas gastronômicas, fliperamas, são alguns exemplos de como você pode planejar a sua festa para deixar ela super divertida e inesquecível, além do tradicional DJ e banda. 

E aí, o que você achou das informações? Comenta aqui embaixo, se gostou deixe um joinha, e não se esqueça de acompanhar as novidades aqui no blog. Me siga nas redes sociais e até a próxima. Tchau! 

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL